Confira nosso Blog

Torta Vegana

Ingredientes

1 pão de forma vegano sem a casca
400g de maionese vegana
1 xícara de pepinos em conserva picados
1 cenoura grande em cubinhos
1/4 xícara de pimenta biquinho vermelha
1 xícara de azeitonas verdes picadas
2 colheres de sopa de salsinha picada
1/4 xícara de cebolinha verde picada

Modo de Preparo

Os ingredientes que usei para o recheio foram de certa forma improvisados. Resolvi fazer a torta sem me programar e fui ver o que tinha na geladeira que pudesse ser recheio de torta fria. O resultado foi uma torta com um sabor muito especial que foi realmente apreciada por quem provou. Use o que você quiser e tiver em casa para rechear a sua torta, invente combinações a seu gosto e divirta-se!
A quantidade de maionese necessária pode variar de acordo com o seu gosto. Eu misturei pequenas quantidades aos recheios apenas para dar um pouco de liga e sabor, e usei a maionese para cobrir as fatias de pão e finalizar a torta. Caso você preferir pode fazer a maionese em casa com castanhas de caju ou tofu. Também pode usar um requeijão vegano para cobrir o pão ao invés da maionese e deixar para finalizar a torta com a maionese. As possibilidades são muitas, o que vale mesmo é a inspiração e o resto a gente faz, improvisa como for possível e no fim dá sempre certo.

Modo de Preparou da Cenoura

Coloque um pouco de água para ferver em uma panela. Lave bem e corte a cenoura no formato de sua preferência, pode ser em cubinhos ou palitos grossos como eu fiz. Quando a água começar a ferver coloque as cenouras na panela. Tampe, desligue o fogo e conte 3 minutos. Depois deste tempo escorra a água quente na pia. Depois de escorrer toda a água quente, imediatamente coloque água bem fria da torneira e deixe escorrer bastante nas cenouras para interromper o cozimento e esfriar bem. Depois disto coloque as cenouras em uma peneira para escorrer bem a água antes de usar.

Montagem da Torta

Use pequenos pratinhos ou tigelas para colocar os recheios separadamente. Corte os pepinos em pequenos cubinhos e coloque em uma tigela, pique a salsinha e coloque em outra tigela, depois corte as pimentas biquinho em pequenos pedaços e coloque em uma vasilha separada. Faça a mesma coisa com as azeitonas. Eu usei azeitonas recheadas com pimentão, o que deu um colorido especial para o recheio. Quando terminar de preparar os recheios corte as cascas do pão e comece a montar a torta conforma as instruções abaixo. Como eu não usei pão de torta fria, e sim pão de forma, improvisei para conseguir uma torta retangular. Veja na descrição e imagens abaixo como eu fiz.
Tenha todos os ingredientes à mão para poder começar a torta e montar as camadas. Eu coloquei um pouquinho de maionese em cada pratinho com recheio para dar liga e sabor.
Prepare o prato onde vai montar a torta. Forre com uma camada de maionese e disponha as fatias de pão ajeitando bem para que fiquem firmes e comecem a formar um retângulo.
A primeira camada que eu fiz foi a de cenoura. Eu cortei a cenoura em pequenos cubinhos, temperei com uma pitadinha de sal e coloquei uma colher de sopa de maionese. Adicionei também um pouco de cebolinha verde picada.
Coloque uma camada de pão sobre as cenouras, cubra com uma camada fina de maionese e adicione a próxima camada. Eu coloquei os pepinos na segunda camada. Apenas adicionei um pouco de maionese e cebolinha verde picada.
Cubra a camada dos pepinos com uma camada de pão e depois cubra o pão com uma camada fina de maionese e passe para a próxima camada. Eu usei as azeitonas verdes recheadas misturadas com um pouco de maionese e cebolinha picada também.
Cubra com outra camada de pão e ajeite os cantinhos para acomodar e manter o retângulo.
Distribua uma camada de maionese sobre as fatias de pão e espalhe bem levando até os cantinhos sempre procurando manter o formato retangular da torta.
A última camada de recheio foram as pimentas biquinho que eu cortei em pedaços e adicionei um pouco de maionese e misturei com a salsinha picada.
Espalhe bem a última camada de recheio ajeitando os cantinhos. Tenha o cuidado de não fazer os recheios muito aguados para que a torta não desande.
Coloque a última camada de pão e cubra toda a torta com a maionese. Use uma espátula para espalhar bem nas laterais. Eu usei um garfo para fazer uma decoração nas laterais da torta fazendo linhas verticais.

 

Fonte: Blog Veganana