Confira nosso Blog

Saiba qual a melhor forma de conservar os queijos

O queijo é um alimento poderoso, com muitas proteínas. Na média, em 100 gramas há muito mais cálcio do que em um copo de leite, já que são necessários 10 litros do líquido para produzir um quilo do alimento.

Confira algumas curiosidades e dicas:

– Uma vez aberto, todos os queijos devem ficar sob refrigeração. Mesmo aqueles que no mercado não estavam na geladeira”,

– A casca não existe em todos os queijos, mas serve como proteção. O minas frescal ou branco tem menos gordura, só 16%, e é o que tem mais umidade, por isso estraga mais fácil, em cerca de três dias.

– Para guardar em casa, comece lavando as mãos.  Lave as mãos, o queijo e coloque na embalagem, após escorrer o soro. O importante do frescal é não tirá-lo da geladeira. Quem não tem queijeira pode usar um utensílio que vede bem”.

– Quando observar que o queijo ficou esverdeado por fora, com fungo, o ideal é cortar a parte contaminada. Se o mofo apareceu há pouco tempo, deve-se cortar o pedaço que está ruim. O resto pode ser consumido, porque o mofo demora a migrar.

– Confira sempre a data de validade dos queijos. Apesar de alguns durarem até um ano quando fechados, depois de abertos devem ser embrulhados em filme plástico e guardados em geladeira para consumo em até 15 dias.

– De maneira geral, os queijos podem ser guardados na embalagem original. Quando aberta a embalagem, é importante verificar a informação impressa no rótulo. Esta é a validação que é definida pelo laticínio.

– Para as pessoas que gostam de armazenar o queijo fatiado ou picado, o mesmo pode ser guardado em um recipiente de plástico com tampa e também colocado para refrigerar.

– Quando a borda do queijo está esbranquiçada significa que há nele mofo ou levedura. Para isso, basta lavá-la e enxugá-la. Não é recomendado comer a casca do queijo, por exemplo, a do parmesão.

– O queijo pode mudar de cor quando fica fora da geladeira, porque ao ser exposto ao oxigênio, ele oxida. A mudança é apenas para uma cor amarela um pouco mais forte.